domingo, 12 de abril de 2009

As histórias em quadrinhos reproduzem conceitos e elaborações que permeiam a sociedade onde estão inseridas.

O Capitão América criado em março de 1941,período em que os Estados Unidos estavam às vésperas de entrarem na II Guerra Mundial. O certo é que há algum tempo as autoridades militares e políticas estadunidenses já haviam escolhido seu lado na Guerra, só precisavam do motivo certo para conquistar o apoio da Opinião Pública. Os quadrinhos já estavam fazendo seu trabalho, pintando os alemães e japoneses como vilões. O Capitão América toma a justiça pelas próprias mãos, contra governos estrangeiros que representariam "o mal", justamente por seguirem outro modo de vida sem ser o norte-americano. A única arma usada pelo Capitão,um escudo, representaria a idéia de que os EUA só atacam para se defender.

O Super-Homem foi criado num período conturbado, às vésperas da II Grande Guerra. Os EUA tinham passado por uma grande crise econômica e a moral do povo não estava em melhor condição. A chegada de uma figura messiânica acabou se tornando uma necessidade. Daí as comparações do Super-Homem com Jesus.

Batman surgido também pouco antes da Segunda Guerra, num período bastante duro da vida americana – a Grande Depressão, iniciada com o quebra da Bolsa de Nova York –, o personagem é fruto de tempos sombrios. Daí a origem do herói: Bruce Wayne, revoltado com o assassinato dos pais, torna-se um vingador impiedoso.

O Homem Aranha bem diferente dos outros personagens citados é gente como a gente, adolescente, com espinhas, inseguro, cheio de dúvidas. Foi à primeira vez na história dos quadrinhos que um personagem ganhava o coração dos leitores não apenas pelos feitos heróicos, mas por também carregar os mesmos problemas que o público vive todos os dias.

Bem! Pessoas, este é um assunto que me chama muita atenção, não por ser fã de histórias em quadrinhos (pois não sou) e sim pelo contexto histórico que leva a criação dessas personagens. As histórias em quadrinho carregam elementos capazes de estimular considerações importantes sobre a geopolítica.

Espero que gostem. Feliz páscoa*.*

4 comentários:

  1. geopolítica?

    ;O

    meu Deus, quadrinhos é tudo isso ana?
    cara a gnt é uma merdinha nesse mundo!

    ResponderExcluir
  2. "a Grande Depressão" gerou o batman...gotancity a cidade dos loucos...de fato!

    e sim é massa analizar como as hqs pintam a otra face,puxando p modinha watchman,contade otra forma como tb eles conseguiram parar a guerra fria...

    ResponderExcluir
  3. geopolítica?

    ;O

    meu Deus, quadrinhos é tudo isso ana?
    cara a gnt é uma merdinha nesse mundo![2]
    eu não sabia disso tudo :x

    beijo!! :*

    ResponderExcluir
  4. Será que vai ter outro Super-Homem pra essa crise?! Não sabia desses contextos também *-*

    ResponderExcluir

Sim,diga diga! =D